Pesquisa na Industria: Como funcionam os laboratórios de pesquisa nas grandes empresas de tecnologia

Data: 26/10/2021
Horário: 14h às 15h

Empresas como Google, Amazon, Facebook, e Snap impactam a vida de milhões de pessoas todos os dia. Um dos principais fatores que possibilita o crescimento exponencial dessas empresas é o investimento em inovação e a constante procura por novas ideias. Nessa palestra, iremos falar de como os laboratórios de pesquisa dessas empresas funcionam. Iremos discutir o que significa fazer pesquisa na industria e como se diferencia da pesquisa em universidades. Apresentaremos também a diferença entre empresas grandes e pequenas, como qualquer empresa pode investir em inovação e iremos apresentar exemplos de projetos de pesquisa. Por fim, iremos discutir os tipos de cargo existentes e como se preparar para uma carreira de pesquisa na Industria.
Leonardo Ribas Machado das Neves

Leonardo é um Principal Research Scientist e gerencia o grupo de Computational Social Science na Snap Research, o time de pesquisa da empresa Snap Inc, criadora do Snapchat. Ele também é um Teaching Fellow na universidade de Harvard, lecionando no Mestrado de Data Science. Leonardo é especializado em Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Mineração de Dados. Recentemente, foca em projetos que utilizam variáveis de contexto como temperatura e tempo para melhorar sistemas de NLP. Ele tem mais de 20 publicações em algumas das melhores conferências do mundo como ACL, EMNLP, WWW, AAAI, ICLR, e ICASSP, além de diversas patentes na área de NLP e Aprendizado de Máquina. O grupo gerido por Leonardo se propõe a estudar o comportamento da sociedade através do Snapchat e seus projetos vão de pesquisas exploratórias até a criação de produtos que afetam mais de 293 milhões de usuários da plataforma diariamente.
Antes de trabalhar no Snap, Leonardo trabalhou em empresas como Pivotal Inc. (parte da DELL/EMC), Intel e Yelp. Ele tem mestrado em Sistemas de Informação Inteligentes pela Carnegie Mellon University e se formou em Engenharia de Computação e Informação pela UFRJ.