Women in Tech: Obstáculos na Engenharia para as mulheres

Data: 27/10/2021
Horário: 19h às 20h

O evento irá abordar os desafios enfrentados pela maioria das mulheres dentro da Engenharia e Tecnologia, as disparidades desde a graduação até às salariais. Além disso, será discutido o quanto as mulheres não são ouvidas em seus discursos, principalmente na vida profissional. Por fim, duas palestrantes membras da Organização SWE compartilharão um pouco de sua trajetória profissional, os desafios já enfrentados e maneiras de ultrapassa-los.
Daiane Lalier
Daiane Lalier

Sou formada em Engenharia Mecânica e cursando MBA em Gestão Industrial pela FGV. Tenho um amplo conhecimento em gerenciamento de projetos e processos com ênfase no PMI, utilizando a metodologia PMBOK em projetos de média e grande complexidade para implementação de novos produtos nacionais e internacionais que envolvem a ampliação linha de produção e aumento de capacidade, aquisições de equipamentos, ferramentas, nas áreas de manufatura e operações. Responsável pela gestão e acompanhamento de todas as etapas do projeto, stakeholders, gerenciamento budget e forecast, custo, elaboração de escopo, recursos humanos, gerenciamento de riscos, garantindo todas as entregas estejam dentro do prazo. Mantendo a responsabilidade a sinergia entre os fornecedores, cliente e empresa. Análise estratégica de mercado, redução de custos, análise de preço e viabilidade de projetos, projeções de economia anual e marketing em produtos. Também atuo em projetos e processos de melhoria contínua, produtividade e otimização de processos em linhas de produção, com foco em segurança, qualidade, produtividade, entrega e redução de custos, utilizando a metodologia lean manufacturing. Estudos de capacidade e planejamento de produção, cálculo de recursos baseados em meta de produtividade. Conhecimento em metodologias LEAN, Six Sigma, 8D, PDCA, Scrum, Kanban e Agile. Gestão de pessoas com foco em desenvolvimento e empoderamento, liderança de times funcionais para projetos estratégicos. Possuo habilidades em negociação, liderança, iniciativa, adaptação, capacidade analítica, comunicação, gestão de pessoas e metodologias ágeis. Líder do pilar WiO (Women in Operations), coordenando as atividades e projetos da Região 3 (Brasil, Chile, Argentina e México), com objetivo de criar uma rede de conexão, que desenvolva e capacite as mulheres para liderar e prospectar funções em operações, atuando em 3 pilares: Atrair, desenvolver e reter.


Flavia Barone de Oliveira Johansen
Flavia Barone de Oliveira Johansen

Flavia Oliveira, engenheira sênior na Whirlpool Latin América*, trabalha com desenvolvimento de produtos e simulação por elementos finitos, formada em engenharia de materiais pela UFSCar, turma 08. Certificada Black Belt em Six Sigma. É sócia-fundadora da Casa Lev, com desenvolvimento próprio e comercialização de revestimentos poliméricos não-convencionais. Atua na SWE desde 2019 no pilar de comunicação e agora mais recentemente no pilar de Atração. Já trabalha com o tema de igualdade de gênero desde 2017 na Whirlpool, tendo liderado o grupo de afinidade Women's Network por lá. *Whirlpool é a líder mundial em eletrodomésticos, dona das marcas Brastemp e Consul aqui no Brasil.