Coffee Break

Coffee Break

Primeiro Coffee do evento, aberto para todos!

Abertura

Palestra

Abertura da VI Semana de Engenharia de Computação (SEnC)

Visão Computacional aplicada à Robótica

Palestra

Eduardo do Valle Simões

A palestra pretende cobrir as fases da visão computacional de captação da imagem, transformadas, seguimentação, reconhecimento de padrões e navegação de robôs.

Legged Robots

Palestra

Thiago Boaventura

Nessa palestra, irei falar sobre a pesquisa em robôs com pernas no mundo, mostrando o estado da arte e os desafios na área, o recém criado Legged Robotics Group da EESC, além de levar o robô quadrúpede Go1 para demonstração no palco.

Engenharia no mercado financeiro

Palestra

Gabriel Scherer Schwening

Engenharia de verdade aplicada aos desafios do mercado financeiro - Como construímos um banco altamente customizável desde a primeira linha de código. Os desafios de arquitetura, performance e definição de processos. Vamos descrever nossas práticas de arquitetura, boas práticas e a realidade do dia a dia de um time enxuto que construiu o software inteiro de um banco utilizando tecnologia de ponta e muito pragmatismo.

Tudo que você não sabia que queria saber sobre Criptografia

Palestra

João Barguil

Chaves simétricas e assimétricas, hashes, assinaturas: onde vivem? O que comem? Aprenda isso e muito mais neste rápido crash course de criptografia.

Mercado de Trabalho de Games para Iniciantes

Palestra

Gabriel Lopes de Cicco

Nesta conversa a palestrante irá contar como entrou na área de games, as diferentes carreiras dentro da área e um pouco do panorama do mercado no Brasil e no mundo.

FPGA Design workshop

Minicurso

Guilherme Paulino

Introdução sobre dispositivos lógicos programáveis em FPGA e suas aplicações - Apresentação dos kits (DE2-115 e Mercurio IV).

Coffee Break

Coffee Break

Hello World Raiz: Bare Metal Programming

Minicurso

Francisco José Monaco

Se você tem alguma vivência na area de computação, você já deve ter sido apresentado ao tradicional Hello World. Mais provavelmente, à versão Nutella. Neste minicurso vamos fazer o Hello World Raiz: sem sistema operacional, sem compilador, diretamente no hardware. Veremos: Hardware x86, modo real e protegido, inline assembly, compiladores, assemblers, linkers, modelo de memoria, BIOS, driver de video e teclado.Vamos fazer na mão tudo que o compilador esconde de você.

Introdução a NLP

Minicurso

Igor Bernardes Morais Rodrigues Araujo

Abordagem de DataScience, IA e Advanced Analytics na Visagio O que é o NLP, Quais são as principais ferramentas para a utilização de NLP Miniprojeto de NLP Estado da arte no NLP

Eagle - Aprenda a desenvolver um bom projeto eletrônico!

Minicurso

ADA - Projetos em Engenharia de Computação

Apresentação de montagem da PCB, e seus componentes; introdução ao software Eagle; aula prática de Eagle com exercício para os participantes.

Coffee Break

Coffee Break

Roda de Empreendedorismo

Palestra

Alexandre Batistella Bellas

Gabriel Fernandes Araujo

Roda de conversa sobre o ramo de empreendedorismo no Brasil, focada mais especificamente na criação e desenvolvimento de Startups

Coffee Break

Coffee Break

Como é o dia a dia de alguém que trabalha com Engenharia de Dados na Serasa Experian?

Palestra

Rodrigo Rodrigues

Yuri Cardoso

Entenda o dia a dia de alguém que trabalha com Engenheiro de Dados na Serasa Experian e os desafios tecnológicos de trabalhar na empresa que detém o maior banco de dados da América Latina.

Sistema de Controle e Sistema Embarcado: Misturando Teoria e Prática

Palestra

Henrique Borges Garcia

Esta apresentação surgiu da dificuldade que por vezes encontramos na graduação de entender como as disciplinas se encaixam. Então vamos explorar a complexidade do planejamento/desenvolvimento/implementação de uma solução ""completa"" para um problema fictício de automação. Durante a exploração, serão levantadas diversas questões que (talvez :p) deveriam ser respondidas durante um projeto real. Diferentemente do projeto real, as questões não serão respondidas durante a palestra. Nosso objetivo é criar um panorama que, com sorte, deixará mais claro em nossa cabeça quais as dificuldades e dúvidas que surgem durante um projeto real e também tentaremos entender onde algumas das disciplinas da faculdade pode nos ajudar.

Feira de Oportunidades

Evento

Feira de Empresas e Oportunidades, contando com extracurriculares e empresas referência no mercado de tecnologia.

Roda de Conversa: como construir uma carreira no exterior?

Evento

Estevam Arantes

Felipe Barbosa de Oliveira

Sabrina Faceroli Tridico

Roda de Conversa de ex alunos da USP de São Carlo que moram e trabalham no exterior em áreas de tecnologia. A roda discutirá diferentes pontos de vista sobre o mercado no exterior, e como um engenheiro de computação pode se inserir nele.

Visita Técnica - Eldorado

Visita Técnica

Viagem Técnica ao Instituto de Pesquisas Eldorado

Segurança: Será que é preciso mesmo?

Palestra

Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco

O objetivo dessa palestra é dar uma ideia de quais perspectivas podem ser exploradas no âmbito da segurança. Se ela é necessária, quando e porque? Espera-se motivar os interessados para o estudo dessa disciplina tão interessante.

Carreira em software livre

Palestra

André Almeida

André trabalha contribuindo com o maior projeto de código aberto e sistema operacional mais usado do mundo, o kernel Linux. Nessa palestra, iremos descobrir as vantagens e desvantagens de seguir nessa área é como começar.

Uma jornada na carreira de Dados no Mercado Financeiro

Palestra

Rodrigo Fernandes de Mello

A palestra abordará a área de dados e suas especialidades no Itaú Unibanco.

Universo #open de Possibilidades

Palestra

Leonardo Costa

Rodrigo Canhissare

Venham conhecer como o universo #openSource pode ajudar nos desafios do dia a dia das empresas e a desenvolver sua carreira.

WiT: Woman in Tech

Palestra

Construindo Sistemas de IoT mais inteligentes com unidade de processamento neural

Palestra

André Márcio de Lima Curvello

Com o advento e a popularização de dispositivos da Internet das Coisas, houve a necessidade de integrar mais recursos embarcados para acelerar a execução de algoritmos de inteligência artificial, com o objetivo de permitir que dispositivos IoT tenham a capacidade de tomar decisões mais complexas na borda, onde a ação realmente acontece, desacoplando a necessidade de computação em nuvem. Isso motivou o surgimento de unidades coprocessadoras chamadas NPU - Neural Processing Unit, cada vez mais presente nos processadores mais modernos de sistemas embarcados, e que tem permitido o surgimento de soluções surpreendentes envolvendo processamento de sinais, áudio e vídeo.Veja nessa palestra um apanhado sobre soluções atuais com NPU, e veja um comparativo do desempenho da execução de algoritmos para classificação de objetos com e sem NPU.

Coffee Break

Coffee Break